QUAL O SEGREDO PARA SER BEM SUCEDIDO NO MARKETING MULTINÍVEL?

Por Júlio Miranda.

O Nosso mercado está superaquecido, com muitas movimentações de líderes e seus liderados das mais variadas empresas e por isso, mais do que nunca, se faz necessário uma “doação de conteúdo” dos profissionais mais experientes, afim de ensinar os recém chegados a nossa fabulosa indústria do MMN ha prosperarem de maneira ética e duradoura em nosso mercado e com isto, toda uma indústria sairá lucrando com novos profissionais preparados e não como já acostumamos a ver com frequência “cego guiando cego”. Em 8 anos de experiência com marketing de rede tenho construído organizações em mais de 20 países e atingido o topo em minha ultima empresa, tenho para mim a responsabilidade de colaborar com esse movimento e por isso início uma série de artigos e muito em breve lançarei um site pessoal com conteúdos imparciais sobre o nosso modelo de negócios.
=====

– No passado, um grande mestre chamado Sigmund Freud o criador e Pai da Psicanálise, escreveu… “Tudo o que há em você e em mim emana de dois motivos: A necessidade sexual e o desejo de SER GRANDE.” Também podemos dizer como o desejo de ser importante ou o desejo de ser bem sucedido.

Se você chegou até aqui é porque provavelmente faz Marketing Multinível ou estuda a área e sendo assim você se encaixa entre 99,9% da população mundial que tem o desejo de ser grande, alguns mais outros menos. Mas indiscutivelmente todos desejam obter satisfação em suas vidas, muitos buscam por empreendimentos, novos conceitos e talvez seja por isto que você também se encontra aqui hoje lendo este Artigo.

O que você quer da vida? Talvez não muitas coisas, mas sem duvida são coisas que qualquer ser humano Adulto deseja, tais como:

1 – Saúde e Bem estar próprio.
2 – Alimento.
3 –Tranquilidade e paz.
4 – Dinheiro e as coisas que o dinheiro pode proporcionar.
5 – Uma vida futura e próspera.
6 – Satisfação sexual.
7 – O Bem estar e segurança dos filhos.
8 – E o mais importante: A sensação de ser grande, de ser bem sucedido.

Quase todos estes desejos são satisfeitos, todos menos um. Existe um desejo que se apresenta tão profundo e enraizado na essência do ser humano tanto quanto a necessidade de se alimentar-se, mas que raramente é satisfeito. É o que o Freud chama de “O desejo de Ser Grande” ou o desejo de ser importante. Um desejo Insaciável, e os poucos indivíduos que conseguem honestamente satisfazem este desejo, terão todas as outras pessoas aos seus pés.

O desejo de sentir-se importante é um dos principais fatores que nos diferencia dos demais animais. Para exemplificar: Conheço criadores de cavalos de corrida que morrem de orgulho dos prêmios que seus animais conquistaram, sentem-se importante com isso e não fazem a menor questão que todos saibam. Ao contrário do pobre animal, que corre, corre e nem tem a consciência de distinguir o que é uma vitória ou uma derrota.

Se nossos antepassados não tivessem este mesmo desejo de se sentirem importantes, a civilização atual não existiria.

Foi este mesmo desejo de ser grande que fez um homem que nunca desistiu de seus sonhos mesmo quando tudo parecia conspirar contra ele, desempregado com filho e sem ter aonde morar, sair da condição de mendigo para se tornar um corretor da bolsa de Nova York Multi-Milionário, ele se chama (Chris Gardner) e sua história de sucesso inspirou o filme (Em busca da felicidade).

Foi este mesmo desejo que fez John D. Rockfeller se tornar o homem mais rico da história juntando centenas de bilhões de dólares e que jamais gastou!

Foi este mesmo desejo que fez um menino pobre e retirante sair do interior do estado de Pernambuco para se transformar numa das maiores figuras políticas do país além de se tornar Presidente da republica federativa do Brasil. Seu nome é Luiz Inácio Lula da silva.

Foi este mesmo desejo que fez um garoto mulato sair do interior do estado de minas gerais e se transformar no maior atleta do século XX e no maior jogador de futebol de todos os tempos, seu nome é Edson Arantes do nascimento (Pelé).

Foi este mesmo desejo de ser grande que fez um jovem americano de 19 anos largar a faculdade em 1975 para fundar hoje que é uma das maiores empresas do planeta, um verdadeiro império chamado Microsoft, o seu nome é William Henry Gates IIl. Mas conhecido como Bill Gates, um dos homens mais ricos do mundo.

Foi este mesmo desejo pulsante que fez um havaiano negro e de origem humilde se tornar o homem mais poderoso do mundo sendo o primeiro presidente negro da maior nação do planeta, os Estados Unidos da América. (Barack Obama)

E especificamente foi este mesmo desejo que já fez milhares de pessoas em todo o mundo se tornarem independentes financeiramente e até mesmo Multi-Milionárias com o Marketing Multinível ou Marketing de rede, como queiram chamar. Mas claro que nem todos alcançam o tão desejado sucesso. A grande maioria não atingi, Como também a grande maioria de todas as empresas de Softwares espalhadas pelo mundo não se tornam uma “MICROSOFT da vida…”

Mas se realmente você tiver este mesmo desejo ardente dentro de você de ser grande e ser reconhecido, seja bem-vindo a indústria de Network Marketing.

A caminhada é longa e árdua, mas se estiveres disposto a aprender constantemente, por em prática o aprendizado e trabalhar incessantemente, NINGUÉM PODERÁ TE SEGURAR RUMO AO SUCESSO, RUMO A GLÓRIA!

Fazendo uma leve pesquisa percebemos que todos os grandes nomes de Network Marketing usam muito de suas próprias imagens ao invés da imagem de sua empresa. Eles oferecem E-book´s, escrevem artigos, livros, tem sites personalizados com seu próprio nome. Divulgam muito mais a si mesmos do que as suas empresas, pois eles sabem que assim é a melhor maneira de atrair pessoas! Pessoas interessantes em ouvir o que eles tem a oferecer ao invés de você ir em busca de pessoas para oferecer algo. Em vez de caçador, seja a caça! Experimente…

Dedique-se aos estudos de técnicas sobre MMN, relações humanas, Educação financeira entre outros assuntos, pois convenhamos que não se tornar um Expert em Multinível do dia para a noite, leva-se tempo e dedicação.

É importante que você esteja realmente disposto a ser um Líder, por incrível que pareça no fundo existem pessoas que não estão verdadeiramente dispostas a isso. Sentem-se intimidadas pelo suposto sucesso, ás vezes é mais cômodo trabalhar pelas beiradas e assistir da plateia ao invés de subir no palco e dar um show. Mas indiscutivelmente todas tem o desejo profundo de serem bem sucedidas.

Você também deve lembrar-se de que conhecimento nunca é demais e que nunca sabemos tudo! Se chegar o dia em que você achar que já sabe tudo, infelizmente nesse dia começará o inicio de sua decadência, costumo sempre dizer que a corrida pelo aprendizado não tem linha de chegada, só de partida.

A maior barreira que encontramos dentro do Marketing Multinível somos nós mesmos! Não importa em qual empresa você esteja, se o produto é X ou Y. O mais importante é o sistema que você utiliza, o seu sistema particular de trabalho, suas técnicas, suas atitudes.

Nesta caminhada pela sua profissionalização você encontrará dificuldades com certeza, mais não se abale. Existem quatro coisas importantíssimas das quais você não pode deixar nunca de fazer…

1 – Se dispor a aprender.
2 – Ter a humildade de que não sabe de tudo.
3 – Praticar o que aprendeu.
4 – Ensinar o que sabe ao próximo.

Não esqueçam disso, sempre lembrem-se dessas quatro coisas que não devemos deixar de fazer e com certeza isso irá lhe ajudar na sua vida profissional e pessoal. Costumo bater nesta tecla pois Para mim o sentido da vida é obter o maior numero de conhecimentos possíveis para que possamos ter o prazer de repassar este conhecimento obtido ao próximo…

Ok, ok. Mas aonde devemos buscar o tal conhecimento?

Esta é uma pergunta interessante e a respondo com a seguinte resposta: Com Lideres que já chegaram lá! Além de diversos livros existentes sobre o assunto, busque também interagir com outros profissionais da área, pesquise por fóruns sobre o assunto, Interagir é muito importante!

Busque também mentores que possam te ajudar nessa caminhada, a importância de ter um mentor é inestimável… Uma pessoa que lhe ajude e compartilhe com você as experiências dentro deste negócio fascinante que é o Marketing Multinível. Talvez este mentor possa ser o seu UpLine.

Com o tempo você irá adquirindo experiência. Suas experiências serão seus melhores professores, procure tirar o máximo proveito de cada uma delas.
Nas empresas pelas quais passei sempre fui um dos top´s de recrutamento, chegando a centenas de pessoas patrocinadas diretas por mim e também comecei a perceber que outros profissionais bem sucedidos tinha atitudes e utilizavam de técnicas parecidas, devido a isso não acho justo uma pequena parcela de pessoas deterem conhecimentos necessários para se tornarem bem sucedidas pois o conhecimento é algo que esta disponível para todos.

Já faz algum tempo que me disponho a ajudar outros empreendedores a também alcançarem seus objetivos e a tirá-los do escuro! Pois para mim, uma das maiores satisfações que encontro dentro de Network Marketing é ver as pessoas se desenvolverem como profissionais e como seres humanos.

Dica 1 – Fale menos, ouça mais!

As pessoas gostam de ser ouvidas, sentem-se importantes quando você mostra interesse pelo que elas têm a dizer, é uma maneira de demonstrar respeito. Sabendo ouvir mais, você vai entender melhor o que ela deseja e terá mais tempo para elaborar uma boa proposta.

Dica 2 – Melhore sua abordagem!

A abordagem quando se domina bem é uma arte! É um dos pontos principais e determinantes na hora de sua prospecção. Lembram daquele ditado: A primeira impressão é a que fica? Pois bem, na grande maioria das vezes ele é verdadeiro.
Todos os dias você provavelmente se depara com pessoas lhe abordando de forma quase ridícula, tentando lhe empurrar sua “incrível oportunidade” goela abaixo a todo custo sem nem ao menos ter lhe perguntando qual seu nome, acertei? Todos nós nos deparamos com pessoas assim. De quantas em quantas vezes você realmente dá atenção no que a outra pessoa tenta lhe vender? Quase nunca! Pois é claro, você não há perguntou nada, ela simplesmente não parou de vomitar informações e mais informações de sua “incrível oportunidade revolucionária.”
Então o que faz pensar que você terá resultados satisfatórios sendo da mesma forma?

Entendam uma coisa simples-> AS PESSOAS ODEIAM SER PRESSIONADAS A COMPRAR! MAIS NA VERDADE O QUE ELAS ADORAM É COMPRAR! Quem entender isto, estará a um passo a frente dos demais.

A melhor forma de driblar isto, é despertando a curiosidade da outra pessoa em relação ao seu negócio. SEJA CRIATIVO! Ofereça o que os seus prospectos realmente querem e desejam.

Dica 3 – O Importante é o que o seu prospecto deseja!

Na hora da sua abordagem ou da sua prospecção, não importa o que você quer, o importante é o que o seu prospecto deseja, sempre ponha-se no lugar dele. O segredo é nunca tomar o impulso de falar sobre o seu negócio antes que ela pergunte, se você se aproximar dele e começar a despejar informações sobre seu negócio é bem provável que o seu prospecto fique na defensiva. O pensamento dele pode ser “Lá vem outro vendedor chato querer me vender o seu produto” isso acontece muito e é devido a isso que existem tantos vendedores sem sucesso no mercado, pois não sabem lidar com as pessoas, com os desejos delas. O que importa não é o que você quer, mas sim o que o seu prospecto deseja! Seja paciente e faça com que ele tome a atitude de lhe perguntar qual o seu ramo e trabalho, quais os seus negócios… Só assim ele não estará mais na defensiva, pois partiu dele o impulso de perguntar qual é o seu negócio, sendo assim ele estará disposto a ouvi-lo sem rejeição.

Dica 4 – O que pode ser para você, talvez não seja para mim!

Imagine se todas as pessoas pensassem e gostassem das mesmas coisas? O mundo seria terrível com certeza. A beleza do nosso planeta e dos seres vivos em que o habita está nas diferenças dos mesmos. Lembre-se disso quando estiver dentro de um negócio de Network Marketing.

Um dos grandes líderes do mercado de MLM no Brasil, costuma dizer em suas palestras que todos nós gostamos de PIZZA, é uma iguaria degustada nos quatro cantos do mundo, mas quando vamos pescar não colocamos uma fatia de PIZZA na isca, porque simplesmente os peixes não estão interessados e nem gostam de PIZZA, por mais deliciosa que ela possa ser… Eles gostam é de Minhoca!
Por tanto lembre-se disso quando for oferecer o seu negócio/produto a uma pessoa. Suponhamos que encontre uma pessoa que só tem interesse em usar os seus produtos, mas que não tem o mínimo interesse de ser um distribuidor da empresa, você vai se chatear com ela e não vai querer vender os produtos por causa disso? Talvez ela ainda não tenha despertado para a oportunidade do negócio em questão, mas só tem o desejo de consumir os produtos. Se realmente os produtos de sua empresa forem de boa qualidade e se esta pessoa tiver resultados satisfatórios com os mesmos, talvez um dia ele desperte para desenvolver o negócio e possa fazer a diferença em sua organização.

Dica 5 – Estabeleça um Elo de Confiabilidade!

Quando as pessoas entram no seu negócio elas entram porque acham que você pode levá-las e fazer com que elas obtenha o sucesso neste negócio e não somente porque é uma “grande oportunidade”.

A sua imagem é mais importante do que a imagem de qualquer empresa! Isto é simples só que muitas vezes não se compreende. Se a pessoa não sentir esta confiança em você ela não entrará no negócio por mais que ela seja excelente, no máximo ela procuraria outra pessoa para aderir ao negócio, alguém que transmitisse segurança para ela.

É tudo uma questão de transmitir confiança, o ser humano precisa dessa confiança para dar o próximo passo, estabeleça um laço de amizade com o seu prospecto, trate-os como amigos e não como simples “contatos” mais sempre de uma forma respeitosa e profissional.

Antes de vender o seu peixe, Venda-se a você mesmo. O que eu quero dizer com isso é que antes de oferecer o seu produto/serviço ofereça seus conhecimentos, a sua amizade.

Faça verdadeiramente amigos e não simples contatos! Uma das melhores coisas dentro do MLM é a possibilidade de conhecer pessoas novas a todo instante. Mas Lembre-se que elas precisam se sentir seguras, por isso é importante que elas entendam que “você é o cara” O cara que pode oferecer muito mais do que um simples produto, pode oferecer conhecimentos, conselhos, suporte. Isso chama-se Marketing de Atração e todos os grandes líderes sabem disso . Mas por favor, não seja um falso líder, dedique-se realmente aos estudos do MLM, não adianta ter uma boa imagem se você não tem um bom conteúdo a oferecer as pessoas.
É importantíssimo estabelecer esse elo de respeito e confiabilidade de você para com seu prospecto e vice versa.

Dica 6 – Procure conhecer o máximo possível sobre o seu negócio!

É imprescindível que você saiba tudo sobre a sua empresa de MMN. Plano de compensação, benefício dos produtos ou serviços, histórico da empresa e etc… Lembre-se da importância de transmitir segurança ao seu prospecto, pois bem… Qual a segurança que você transmitirá se gaguejar na hora da apresentação ou se seu prospecto lhe fizer uma pergunta sobre o negócio na qual você não sabe a resposta? A resposta é: Nenhuma segurança ele terá!

Ter a consciência de que precisa assimilar tudo sobre seu negócio é o primeiro passo para o sucesso. Se você não achar que saber “tudo” sobre a sua empresa é importante, ou mesmo que tenha esta consciência mais não ponha em prática, definitivamente você não está comprometido com o seu sucesso e dificilmente obterá êxito no MMN ou em qualquer outra atividade. Já viram um médico ou um advogado não procurarem saber o máximo Possível de suas respectivas profissões? Pelo contrário, sempre estão estudando, se atualizando. O mesmo deve ocorrer com os profissionais de Multinível.

Dica 7 – Trace Metas e objetivos claros!

O poder de traçar metas é incrível quando aplicado corretamente. Tiro por experiência própria, á quatro meses atrás eu tracei uma meta que naquele mês eu iria recrutar 10 novas pessoas, coloquei esta meta em um papel e colei perto da tela do meu computador. Todos os dias eu era obrigado a lembrar da minha meta, estava tudo muito claro em minha mente, e no final do mesmo mês eu cheguei a marca de 22 novos cadastrados diretos por mim em 30 dias. Simplesmente eu acabei atingindo o dobro do objetivo da meta inicial. O resultado do poder de traçar metas me surpreende a cada mês, faça o teste! A Lei da atração esta em ação em todos os dias de sua vida, busque tirar proveito disso. Mas lembre-se que o único lugar aonde o sucesso vem antes do trabalho é no dicionário, por tanto dedique-se ao máximo para atingir sua meta.

Dica 8 – Faça este negócio com prazer!

Se você tratar o Marketing Multinível como um “fardo” dificilmente obterá resultados satisfatórios em qualquer empresa que você entre. É essencial que você tenha prazer naquilo que faz, pois só assim terá alegria e motivação para apresentá-lo a outras pessoas. Ter aquele brilho nos olhos na hora de apresentar o negócio faz toda a diferença!

A história e as estatísticas mostram que as pessoas mais bem sucedidas em suas profissões são aquelas apaixonadas por aquilo que fazem. Pergunte a qualquer grande líder de sucesso dentro do MMN se ele ama aquilo que faz e todos nós já sabemos a resposta.

Na verdade não existe um suposto “segredo” para se dar bem dentro do Marketing Multinível. O Sucesso nesta atividade está no simples fato de saber se relacionar com as pessoas e de se por no lugar delas. E adicione uma pitada de ousadia, muita disciplina e consistência diária.

Para concluir gostaria de deixar esta frase do grande mestre Dale Carnegie: “Interessando-nos pelos outros, conseguimos fazer mais amigos em dois meses do que em dois anos a tentar que eles se interessem por nós.”

Volto a repetir… Faça verdadeiramente amigos e não apenas simples contatos! Uma das melhores coisas que obtemos desenvolvendo esta atividade são as nossas amizades que fazemos ao longo do caminho… Zele por elas, pois é o seu maior patrimônio.

Antes de qualquer coisa, isto aqui é marketing de relacionamentos, lembrem-se disto!

Votos de contínuo sucesso,
julio miranda

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s